Contato

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Bipolar

Saudações Mortais...

Passo hoje aqui para postar uma notícia antiga, mas atual sobre bipolaridade. Se não me engano, foi um programa da Globo: Fantástico.
De uma forma ultra mega abrangente, eles falaram bem dos bipolares, mas bem que podiam fazer uma reportagem mais profunda, que aparecesse os problemas sérios que os bipolares passam, principalmente quando estão na fase de mania.
Acho que não adianta nada mostrar uma reportagem sobre uma doença ou outra coisa, se quem elaborou a reportagem não consegue respeitar o espaço do outro.
É muito fácil colocar coisas superficiais sobre determinado transtorno se não investiga o motivo das atitudes divergentes; Pelo menos é isso p que penso.

http://g1.globo.com/fantastico/quadros/Males-da-alma/noticia/2013/03/alternancia-entre-depressao-e-mania-e-principal-caracteristica-de-bipolares.html

Alternância entre depressão e mania é principal característica de bipolares

É comum confundir transtorno bipolar com depressão. Em média, os pacientes demoram 13 anos para receber o diagnóstico correto.


Alternar fases de tristeza com outras de otimismo e autoconfiança acontece com todo mundo. Mas em algumas pessoas a tristeza vem acompanhada de desinteresse por tudo, incapacidade de sentir prazer, isolamento social, esquecimento, alterações do sono. É a fase depressiva. Essas crises depressivas são seguidas por outras que apontam no sentido oposto: excitação, euforia, aceleração do pensamento, fala rápida, desinibição exagerada, maior interesse sexual e até delírios. É a fase de mania. A alternância entre a depressão e a mania é a característica principal do transtorno bipolar.

É comum confundir transtorno bipolar com depressão. Erro grave porque os tratamentos são diferentes. Em média, os pacientes demoram 13 anos para receber o diagnóstico correto. Nesse período, sofrem com a medicação inadequada. Não é raro procurar refúgio no álcool e nas drogas proibidas. Mas a consequência mais triste é a solidão. Sem entender o que se passa, a pessoa se afasta dos amigos e da família. Mesmo com o diagnóstico e com o tratamento certo, a convivência não é fácil.

O tratamento do transtorno bipolar é feito com medicamentos estabilizadores de humor e psicoterapia. Infelizmente, pelo menos a metade dos pacientes interrompe a medicação. Primeiro porque os remédios exigem tempo para que as doses sejam ajustadas, segundo porque, na fase de excitação, a pessoa acha que ficou curada. Os medicamentos não curam o transtorno bipolar, mas o tratamento ininterrupto, acompanhado de psicoterapia, é a garantia de uma vida mais tranquila, sem sobressaltos.



http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/alternancia-entre-depressao-e-euforia-marca-o-transtorno-bipolar/2478201/

Um grande amplexo a todos. Até a próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Mortal...
Registre aqui, neste Ementário, a sua passagem noturna.
Responderei logo em seguida.
Ósculos e amplexos.